top of page

Apuração de haveres:

Denomina-se "apuração de haveres" o procedimento de avaliar o montante devido a sócio que se retira de uma sociedade limitada.

A perícia em apuração de haveres é realizada com o objetivo de determinar o valor das quotas ou ações de uma empresa em processos de dissolução ou resolução de sociedades. Esse tipo de perícia é comumente requerido em casos de litígio entre sócios, quando há discordância quanto ao valor das participações societárias ou quando há necessidade de avaliar os bens e direitos da empresa.

O perito responsável pela apuração de haveres deve realizar um estudo detalhado dos documentos contábeis e financeiros da empresa, bem como avaliar o patrimônio líquido, o fluxo de caixa, o valor de mercado dos bens e direitos, entre outros aspectos relevantes para a determinação do valor das participações societárias.

 

O laudo pericial emitido pelo perito tem grande importância para a tomada de decisão do juiz, bem como para a solução da questão entre as partes envolvidas.

Dentro desta apuração, precisa atentar para distorções que podem ocorrer na avaliação do Patrimônio Líquido contábil:

  1. Falta ou insuficiência de provisões (como a de férias ou pagamento de 13º salário).

  2. Não reconhecimento de contingências fiscais e trabalhistas, decorrentes de questionamentos judiciais.

  3. Avaliação incorreta dos estoques, ou mesmo ausência de avaliação.

  4. Incorreção ou ausência de cálculos de atualização de passivos (financiamentos, tributos em atraso, etc)

  5. Erro na apropriação de custos, despesas e receitas pelo regime de competência, etc.

 

Então, é precisa checar, conta a conta, a sua veracidade com os controles financeiros e patrimoniais da empresa, ajustando-os à efetiva realidade, para chegar à apuração de haveres efetiva (real).

003.png
bottom of page